Projetos




Rumo à igualdade

projetos2

No âmbito da iniciativa 7.2 – Planos para a Igualdade, financiada pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano e pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a AMOG – Associação para a Melhoria da Organização e Gestão desenvolveu o projeto RUMO À IGUALDADE.

Com o objetivo de promover a Igualdade de Género, adota uma ótica de tomada de consciência da responsabilidade social das organizações na adoção de medidas não discriminatórias com base no género.

A igualdade entre homens e mulheres é um direito fundamental, um valor comum das políticas nacionais e europeias e uma condição necessária para a concretização dos objetivos nacionais e comunitários em matéria de crescimento, emprego e coesão social.

Assim, através do RUMO À IGUALDADE pretendeu-se mobilizar empresas da região do Algarve para Implementação de Planos para a Igualdade pelo reforço e integração da perspetiva de género nas suas políticas laborais e na própria identidade do sector empresarial da região.

O projeto apresenta como principais objetivos:

  • Diagnosticar a situação da região em termos de políticas de igualdade;
  • Promover a divulgação de estratégias de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
  • Promover a mudança de comportamentos e desenvolvimento de competências de cooperação entre géneros;
  • Promover ações de sensibilização a nível regional sobre a importância do princípio da igualdade entre mulheres e homens no acesso ao emprego, progressão na carreira e acesso a lugares de decisão;
  • Desenvolver uma rede informatizada de informação sobre políticas de igualdade.

 

A equipa do projeto delineou uma estratégia de ação focada na mudança organizacional, que contempla as seguintes de atividades:

projetos3

Diagnóstico  – Pretende identificar e caracterizar boas práticas, fragilidades ou áreas de melhoria com vista à implementação/ reforço de boas práticas no domínio da igualdade de género, da conciliação da vida profissional e da vida familiar e pessoal e da proteção da maternidade e paternidade.

projetos3

Fórum/Blog  – Pretende criar uma rede informatizada de informação e discussão da temática da igualdade de género no mercado de trabalho. Neste espaço existirá ainda um repositório de informação relativamente a boas práticas, ações de formação e sensibilização e dados da execução do projeto.

projetos3

Formação  – Pretende desenvolver várias ações de formação e sensibilização sobre temáticas como a explicitação dos sistemas de género, dos mecanismos de segregação do mercado de trabalho e da esfera privada. Neste ponto foram realizadas as seguintes ações: “Direito à Igualdade e à Não-Discriminação”; “Igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens – mitos, estereótipos e crenças reprodutoras da desigualdade e ação para a mudança”; “Igualdade de Oportunidades”; “Cidadania e globalização”; “Direito social”; “Ética e deontologia profissionais”.

projetos3

Avaliação de Impactes e Impactos  – Pretende garantir a sustentabilidade do projeto para além da sua data de conclusão, bem como da avaliação das melhorias efetivas sentidas nas empresas participantes, ao nível da igualdade de género no local de trabalho, no acesso à informação e na implementação de estratégias de conciliação da vida profissional e familiar.

 

RUMAMOS À IGUALDADE quando assumimos que Igualdade de Género é algo que se constrói conhecendo, formando, capacitando e implementando planos para a igualdade.

Imagem13